11 3530.clique
11 93255.clique
É comum que haja um aumento na quantidade de pessoas com dor articular, ou qualquer sensação de desconforto em uma ou mais articulações do corpo, durante o inverno.
Porém, será que o frio realmente possui alguma relação com esses incômodos?
Existem diversos estudos que mostram a forte associação das dores com a queda da temperatura, principalmente em idosos e pacientes com doenças crônicas articulares. A causa ainda não está definida, mas acredita-se que em climas mais amenos, ocorre a diminuição da pressão atmosférica, o que leva a um aumento do volume de gases e líquidos no corpo, deixando os nervos mais sensíveis, piorando a dor. A musculatura e os tendões ficam mais tensos na baixa temperatura, piorando os sintomas por deixar o movimento articular mais difícil.
Para prevenir esse grande incômodo, além de manter-se sempre agasalhado, é importante que o paciente procure se manter fisicamente ativo pois o movimento ajuda a nutrir a cartilagem articular e estimula a circulação e as fibras dos músculos e tendões. Lembrar sempre de manter-se hidratado, pois no inverno diminuímos a ingestão de líquidos. Caso os sintomas persistam, é indicado passar por avaliação com um especialista.
Publicado por: