11 3530.clique
11 93255.clique
Caracterizada pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas, a osteoporose é uma doença que pode acometer qualquer osso do corpo, fazendo com que o mesmo enfraqueça e, consequentemente, se quebre com mais facilidade, muitas vezes por um esforço mínimo.
A osteoporose pode ser dividida em alguns tipos, sendo os principais:
Senil: atinge, comumente, pessoas com idade acima de 70 anos, tornando-as mais suscetíveis à fratura de coluna e quadril. Pós-menopausa: afeta mulheres após a menopausa, podendo causar fraturas na coluna, colo do fêmur e outras. Secundária: quando a perda de massa óssea é proveniente de outras doenças como doença renal, hepática, endócrina, hematológica ou ainda secundária ao uso de medicamentos como corticóides.
Existem diversos fatores que induzem e contribuem para o aparecimento da doença, dentre eles a menopausa, devido à diminuição dos níveis de estrógeno, um hormônio essencial para manter a massa óssea; o envelhecimento, uma vez que a perda de massa óssea aumenta com o passar da idade; e a hereditariedade, pois pessoas com antecedentes familiares são mais suscetíveis.
Dito isso, vale ressaltar que a osteoporose é assintomática, isto é, a dor surge apenas como consequência à fratura. Portanto, o exame mais adequado para o diagnóstico é a densitometria óssea, que consegue avaliar o estágio em que a doença se encontra, funcionando também como método de acompanhamento do tratamento.
Para prevenir o aparecimento da osteoporose, evite o excesso de álcool, mantenha uma dieta rica em cálcio, não fume e pratique exercícios físicos regularmente.
Publicado por: