Notícias

Saiba como escolher o sapato ideal para ir trabalhar

30
nov

Apesar de parecerem acessórios com pouca importância na execução do trabalho, os sapatos são fundamentais para a manutenção do conforto durante o dia, principalmente quando são utilizados por profissionais que ficam várias horas em pé, podendo afetar diretamente sua produtividade.

Escolher o sapato ideal é capaz de evitar dor muscular, doenças na coluna, problemas de circulação e aparelho locomotor, já que o calçado ajudará a distribuir melhor o peso do indivíduo e a diminuir o impacto.

Mas, afinal, qual sapatos devemos escolher dentre os inúmeros modelos disponíveis no mercado?

Depende, já que algumas profissões exigem trajes específicos dependendo do ambiente de trabalho. Os advogados, por exemplo, por possuírem um código de vestimenta, devem utilizar sapatos sociais em fóruns e tribunais. Por outro lado, nem todas as profissões exigem um calçado determinado.

Mas é importante ressaltar: em todos os casos, o conforto, a segurança devem ser os aspectos a serem analisados na escolha do seu sapato.

Confira a seguir algumas dicas de como escolher o melhor calçado para você utilizar durante seu expediente:

Deixe de 10 a 12 mm sobrando na parte da frente para que o dedo possa ter espaço suficiente. Evite sapatos com ponta fino;
A espessura da sola deve ser de 1,5 cm, com uma elevação no calcanhar de 2,5 cm;
Os sapatos de couro são os mais indicados, já que possuem um revestimento maleável, permitindo que os pés se adequem ao calçado com mais facilidade;
O calçado deve ter amortecimento na palmilha ou na sola;
Dê preferência às solas antiderrapantes, para evitar acidentes em superfícies lisas ou molhadas.
Evite o salto alto, muito fino e mais ainda os sapatos plataforma com salto alto, por aumentar o risco de queda e entorse, além de sobrecarregar a parte da frente do pé
Deve-se usar uma palmilha ou uma calcanheira de silicone nos que possuem a sola mais fina, como no caso das sapatilhas. Elevando um pouco o calcanhar faz com que a carga nele e no tendão de Aquiles seja menor.

Se você não tem como ficar sem os sapatos com salto alto no dia a dia, o ideal é manter a musculatura das panturrilhas, tornozelos e pés bem alongados e fortalecidos para diminuir o risco de lesão.
Agora você já sabe o básico para deixar de lado aquele sapato que tanto te incomoda e adquirir um exemplar mais confortável.

Procura mais dicas sobre como escolher o calçado ideal para quem trabalha em pé? Fale com seu médico ou entre em contato:

Deixe seu comentário

localização

Rua Américo Brasiliense 1490, 5º andar cj 55
Chacará Santo Antonio - Zona Sul - SP