11 3530.clique
11 93255.clique
Praticar atividades físicas de forma, frequência e intensidade imprópria pode ocasionar diversas complicações ortopédicas, como lesões musculares, fraturas, hérnias de disco e até mesmo condições mais sérias nas articulações. Por isso, apesar dos inúmeros benefícios na prática regular de atividades físicas, é imprescindível incluir alguns hábitos durante sua realização para evitar tais riscos.
Recomenda-se que sejam feitas avaliações médicas antes do início da prática, como análise de condições físicas e ortopédica para assegurar-se de que as atividades não serão prejudiciais ao organismo. Essa avaliação é feita por médicos especialistas em Medicina Esportiva e chama-se avaliação pré-participação esportiva (APPE). Do mesmo modo, é fundamental um aquecimento adequado antes de iniciar as atividades, pois há redução no risco de lesões, estiramentos ou outras patologias. Se praticar somente atividades aeróbicas, como corrida, é importante iniciar um trabalho adequado de alongamento e fortalecimento muscular com profissional habilitado.
Além disso, manter a postura correta e ter cautela com a intensidade durante a realização dos exercícios é de suma importância para evitar lesões. É importante respeitar a dor, cessando imediatamente a atividade.
Lembre-se ainda de escolher calçados e vestimentas adequados de acordo com o tipo de esporte e ambiente, e busque ajuda de um profissional especializado para orientação correta do desenvolvimento das atividades. Procure sempre ter uma noite de sono de qualidade e uma alimentação adequada.
Caso perceba algum sintoma atípico persistente,, evite a atividade que piora o quadro e procure um médico para avaliação.
Publicado por: