11 3530.clique
11 93255.clique
Hoje em dia, o tipo de pisada dos calçados é uma das características comumente analisadas para a aquisição do tênis ideal. Contudo, grande parte dos especialistas não concorda que esse quesito é relevante para a prevenção de lesões.
A mesma dúvida ocorre sobre o amortecimento dos tênis. De um lado vemos os tênis minimalistas que prometem prevenir lesões através da sensação de liberdade, enquanto do outro existem os calçados – cada vez mais caros – com amortecedores tecnológicos.
Há uma similaridade entre esses dois tipos de tênis: não há eficiência comprovada de nenhum deles. Isso porque, mesmo após a invenção do tênis minimalista e dos com amortecedores, a taxa de lesões em praticantes de corrida não reduziu. Nesse caso, qual seria o melhor calçado para correr?
Para Brenno Nigg, a resposta está no conforto que cada tênis oferece ao seu pé, uma vez que deixar o conforto de lado e optar por algo que seu corpo não está acostumado pode aumentar o risco de lesões.
Ele descobriu isso quando pediu para que soldados americanos escolhessem o tênis de acordo com o conforto que este lhe propiciava, enquanto o outro grupo de homens não analisou esse quesito. O resultado foi que, em 4 meses, o grupo que escolheu baseado no conforto teve uma quantidade menor de lesões.
Portanto, antes de adquirir o tênis da moda ou que promete diversos benefícios, sempre verifique se ele dá mais comodidade ao seu pé.
Publicado por: