11 3530.clique
11 93255.clique
Síndrome clínica que provoca dores em todo o corpo do paciente, a fibromialgia gera extrema sensibilidade ao toque e sintomas como fadiga, problemas de memória e ansiedade, transtorno do sono, formigamentos, dores de cabeça, tontura e até mesmo depressão.
De acordo com a Cartilha de Fibromialgia da Sociedade Brasileira de Reumatologia, pacientes com fibromialgia possuem maior sensibilidade à dor, “como se o cérebro das pessoas interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor”.
As causas da doença, que comumente começa com uma dor localizada crônica e progride até envolver todo o corpo, são desconhecidas, mas podem surgir após eventos graves na vida do paciente. Sabe-se ainda que as mulheres entre 30 e 55 anos são as mais atingidas pela doença, que acomete cerca de 2 a 3% da população brasileira.
A fibromialgia é diagnosticada clinicamente, uma vez que não existem exames que atestem a doença, mas apenas aqueles que excluem a possibilidade de outras patologias serem as responsáveis pelos sintomas que atingem o paciente.
Apesar de não ser uma doença progressiva ou fatal, a fibromialgia não tem cura, mas pode ser tratada de modo que seus sintomas e, principalmente, a dor sentida pelo paciente, diminuam exponencialmente.
Ao notar dores persistentes e intensas pelo corpo, solicite uma consulta com um médico de sua confiança, pois somente ele será capaz de avaliar o quadro e propor o tratamento necessário.
Publicado por: