ESPECIALIDADE/Joelho

A incidência de pessoas que procuram praticar atividades físicas para melhorar a saúde está aumentando. Porém, consequentemente, o número de pessoas que desenvolvem lesões no joelho também aumentou.

Além das lesões causadas pela prática de atividades físicas, existem outras causas para lesões no joelho como, por exemplo, acidentes. Em alguns casos é necessário tratar a lesão cirurgicamente para que o paciente consiga voltar às suas atividades cotidianas.

Confira as principais cirurgias do joelho:

Artroscopia: consiste em um procedimento pouco invasivo utilizado para tratar algumas doenças do joelho, como as lesões de menisco. São feitos 2 furos na parte da frente do joelho e, por eles, o cirurgião utiliza instrumentos para abordar as lesões.

Lesões de cartilagem: esse tipo de lesão pode ser por desgaste ou após um trauma. Algumas lesões específicas podem ser tratadas cirurgicamente, realizando o transplante de um fragmento de cartilagem retirado de uma área doadora do próprio paciente, como também utilizando materiais sintéticos para que a cartilagem seja formada novamente no local lesado. Esses procedimentos não são feitos nos casos de artrose generalizada. Casos traumáticos com soltura de um fragmento de cartilagem geralmente podem ser fixados, e são considerados uma urgência ortopédica.

Artroplastia: caracterizado pela substituição da articulação do joelho devido à artrose. Pode ser colocada uma prótese total quando o desgaste acomete todas as articulações do joelho, ou parcial quando a artrose acomete somente uma parte da articulação. Essas cirurgias visam melhorar a mobilidade e a função dos joelhos, além de auxiliar no alívio da dor.

Osteotomias: cirurgias realizadas para realinhamento do membro. Muito utilizadas nos casos de artrose grave em somente uma parte do joelho. Com esse procedimento, pode ser adiada a cirurgia para colocação de prótese total, além de ter menos restrições para atividade física do que as artroplastias.

Cirurgia de reconstrução ligamentar: algumas lesões ligamentares do joelho podem precisar de tratamento cirúrgico para que o paciente retorne à prática esportiva. A mais comum é a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Por ser o principal restritor para que a tíbia não anteriorize durante movimentos de rotação do joelho, a falta desse ligamento pode levar a episódios de falseio, que nada mais é que a sensação do joelho sair e voltar para o lugar durante o movimento. Isso causa dor e desconforto e, para tratar, às vezes é necessário reconstruir o ligamento utilizando um enxerto. Este pode ser de tendões do próprio paciente ou de bancos de tecido, sendo que os de banco são mais utilizados nas reconstruções por lesão de diversos ligamentos ao mesmo tempo. Além do LCA, também existe cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado posterior e ligamentos colaterais, além de outros. Sempre a indicação para o tratamento cirúrgico depende do exame físico, exames de imagem e, principalmente, do tipo de atividade que o paciente exerce, por isso é sempre importante procurar um especialista.

localização

Rua Américo Brasiliense 1490, 5º andar cj 55
Chacará Santo Antonio - Zona Sul - SP